sexta-feira, 15 de junho de 2007

Urbanização da América Latina

O aumento da concentração fundiária no espaço agrário da américa-latina, junto com às difíceis condições de vida dos camponeses, levou uma grande parte de camponeses a abandonarem suas terras e migrarem para as cidades, por volta do século XX.
Esse movimento migratório, que fez acelerar o proceso de urbanização em vários países da América Latina. outros fatores que contribuiram:
•O desenvolvimento da atividade industrial, a exploração do ocorrido em países como Brasil, México, Argentina, que gerou muitos postos de trabalho nas fabricas, no comércio e nos setores de serviços, atraindo mão-de-obra para as cidades ;
•As modernizações do campo, que fez com que milhares de postos de trabalhos se extinguissem e levando os camponeses a irem buscar trabalho nas cidades. Além disso, a urbanização dos paises latino-americanos deve-se, também, ao próprio crescimento natural da população urbana.
A América latina é a mais urbanizada das regiões subdesenvolvidas, pois sua taxa media de urbanização encontra-se em torno de 76%, bem maior que a da Ásia e a África, de 38%.
Um aspecto importante da urbanização nos países latino-americanas deve-se ao processo de metropolização. Isso ocorre porque as pessoas que viviam no campo foram em direção aos centros urbanos, onde existe uma oferta de trabalho maior que na área agrícola . Algumas das maiores cidades do mundo estão na América Latina, como a Cidade do México(a maior aglomeração urbana do globo), as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires.
A urbanização na América Latina ocorreu de forma desordenada, o que proporcionou o surgimento de áreas urbanas extremamente desordenadas.
A urbanização na América Latina foi excludente, em quanto a maioria da população não teve acesso a moradias adequadas e nem mesmo a serviços urbanos essenciais, como saneamento básico, segurança e coleta de lixo, formou-se uma grande desigualdade social no meio urbano. O crescimento das atividades urbanas nos países latino-americanos, principaumente na industria, não foi capaz de gerar novos empresgos na mesma velocidade em que a população crescia.
Como conseqüência um grande numero de trabalhadores passou a fazer parte do chamado setor informal da economia, exercendo atividades que não possuem assinatura da carteira de trabalho e ainda oferecem baixos salários.
Essa situação provocou o empobrecimento de grande parte da população, que nao teve asesso a moradias adequadas, coleta de lixo, escolas e nem mesmo a educação.


Curiosidades:

•A América Latina são todos os paises do continente americano que falam espanhol, português ou francês, bem como outros idiomas derivados do latim.




•A América Latina engloba. Paíse: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, euqador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Republica Dominicana, Uruguai e Vezenuela Ainda na América Latina existem mais 11 territórios que não são independentes e portanto não podem ser considerados países

Urbanização da América Latina